A Terapia do Esquema

A história da Terapia do Esquema

Jeffrey Young, Ph.D. começou a desenvolver terapia de esquemas em meados dos anos 80, em um esforço para ajudar pacientes com problemas caracterológicos crônicos que não estavam sendo adequadamente ajudados pela terapia cognitivo-comportamental tradicional. Técnicas e conceitos de uma ampla gama de abordagens psicoterapêuticas foram integrados em uma estrutura unificadora com o objetivo de combinar sinergicamente as forças de cada um.

O Dr. Young estabeleceu o primeiro Instituto de Terapia do Esquema em meados da década de 1990 em Manhattan. Adotada por muitos médicos nos Estados Unidos, Europa e Ásia, a terapia chamou a atenção de pesquisadores na Holanda que estavam desenvolvendo um estudo em larga escala de tratamentos para Transtorno da Personalidade Borderline. A abordagem claramente articulada da Terapia Esquema prestou-se bem a um estudo de resultados controlados.

Os resultados deste estudo mostraram, pela primeira vez, que uma alta porcentagem de pacientes com Transtorno da Personalidade Borderline pode alcançar a recuperação completa em toda a gama de sintomas e forneceu forte suporte empírico para a terapia do esquema. Verificou-se que a terapia do esquema é duas vezes mais eficaz do que uma abordagem psicodinâmica amplamente praticada, a Psicoterapia Focada na Transferência (TFP). A terapia de esquema também foi encontrada para ser menos dispendiosa e ter uma taxa de abandono muito menor. O Transtorno da Personalidade Borderline (TPB) tem sido considerado, até os últimos anos, intratável, com pouca justificativa científica para a terapia de longo prazo.

Essas descobertas estimularam várias linhas de pesquisa em andamento sobre a teoria e a técnica da terapia de esquemas, estimularam o desenvolvimento de vários programas de treinamento para certificação em terapia de esquemas e levaram a um aumento no interesse pela terapia de esquemas entre médicos e pacientes em todo o mundo.

O modelo de Terapia do Esquema

Os quatro principais conceitos do modelo Schema Therapy são: Esquemas Inicias Desadaptativos, Domínios em Esquemas, Estilos de Enfrentamento e Modos de Esquemas.

Os 18 Esquemas Iniciais Desadaptativos são temas ou padrões centrais autodestrutivos que repetimos ao longo de nossas vidas.

Os domínios de esquema definem 5 categorias amplas de necessidades emocionais de uma criança (conexão, mutualidade, reciprocidade, fluxo e autonomia). Quando essas necessidades não são satisfeitas, desenvolvem-se esquemas que levam a padrões de vida pouco saudáveis. Os 18 esquemas são agrupados nessas 5 categorias, que correspondem a necessidades emocionais específicas. Os estilos de enfrentamento se referem às maneiras pelas quais uma criança se adapta a experiências prejudiciais da infância. Por exemplo, alguns se renderam aos seus esquemas; alguns encontram maneiras de bloquear ou escapar da dor; enquanto outros lutam ou supercompensam.

Modos de Esquema são os estados emocionais de momento a momento e as respostas de enfrentamento que todos nós experimentamos. Nossos modos de esquema desadaptativos são acionados por situações da vida às quais somos supersensíveis (nossos “botões emocionais”). Muitos modos de esquema nos levam a mais ou menos reagir a situações e, assim, agir de maneiras que acabam prejudicando a nós ou a outros.

O objetivo da terapia de esquema é ajudar os pacientes a atender às suas necessidades emocionais básicas. Os principais passos para realizar isso envolvem aprender como:

• Parar de usar estilos de enfrentamento desadaptativos e modos que bloqueiam o contato com os sentimentos.
• Curar esquemas e modos vulneráveis através da obtenção de necessidades atendidas dentro e fora do relacionamento terapêutico.
• Incorporar limites razoáveis para esquemas e modos irritados, impulsivos ou supercompensadores.
• Lutar contra esquemas e modos punitivos, excessivamente críticos ou exigentes.
• Construir esquemas e modos saudáveis.

Venha ser um associado!

Seja um associado

Já possui uma conta? Faça login aqui.